terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo de rosas em creme de baunilha

   Este foi o bolo do meu aniversário......finalmente chegou o dia....
 
  Apesar de eu não gostar de comemorar o meu aniversário....e não é pela idade, mas sim porque as festas de aniversário deixaram de fazer sentido de há 13 anos a esta parte... não me julgo no outono da vida, antes pelo contrário...julgo-me entre a primavera e o verão, entre o renascer e florescer....e também entre a harmonia de amadurecer ao sabor dos dias mais quentes do Verão.

Enfim......
Já há muito tempo que andava desejosa de fazer um bolo decorado com rosas em creme de manteiga. Finalmente decidi fazê-lo para o meu aniversário .
  Confesso que por um lado estava muito ansiosa por experimentar mas por outro lado com receio que não fosse capaz de fazer aquela decoração em rosas.... visto ser a primeira vez. Foi um processo longo, trabalhar com o saco de pasteleiro não me é tarefa diária nem me foi ensinada mas fiquei rendida com o resultado. Na minha modesta opinião o bolo ficou lindo.....sou uma principiante!!!
 
  É um bolo adequado para uma festa, em que cada um come uma fatiazinha, pois a decoração Buttercream assim o exige devido à quantidade de manteiga.
  O bolo fica absolutamente maravilhoso, neste caso fiz bolo de iogurte e cacau...o recheio de geleia de cereja e cereja caramelizada. 









Ingredientes para o bolo de iogurte e cacau:
 
200 g de farinha
1 c. sopa de fermento em pó
100 g de cacau ( usei Pantagruel )
300 g de açúcar
5 ovos
1 iogurte natural
110 g de óleo girassol


No copo seco coloque a farinha, o cacau e o fermento e peneire 30 seg. vel. 3. Retire e reserve.
Coloque a borboleta nas lâminas e adicione os ovos e o açúcar. Programe 6 min. vel 4.
Pré - aquecer o forno a 160 °C.
Remover a borboleta, adicionar o iogurte e o óleo e misturar 15 seg. vel.4.
Adicionar a farinha com o fermento e o cacau ( reservados ) e misturar vel. 3-4 durante 5 seg.
Colocar a massa numa forma redonda de 22/23 cm untada com óleo em spray ou margarina e levar ao forno cerca de 40 min. a 160 C°.

*Desenforme o bolo sobre uma rede, deixe arrefecer e corte na diagonal.
Recheie a seu gosto.



Ingredientes para o creme de manteiga e baunilha:

400g de açúcar em pó 
725g de manteiga à temperatura ambiente
4 c.(sopa) de leite gordo
1 vagem de baunilha ( sementes )



Confeção do creme de manteiga e baunilha:
 
Bater o açúcar, a manteiga e as sementes de baunilha durante 8 min. na vel. 3,5.
Passado esse tempo com a vel.3 ligada, juntar a pouco e pouco o leite.
Bater até a cobertura estar bem misturada, leve e fofa.

Num prato de mesa colocar o bolo e barrar as laterais ligeiramente e o topo com o creme de baunilha. Com a ajuda de um saco de pasteleiro ( usei descartáveis ) e com bico 1 M da Wilton  formar as rosas, tentando orientá-las no " espaço " em termos de tamanho e sítio. Preencher com " gotas de creme " os espaços que não fiquem tapados.
*Reservar umas horas no frigorífico.








Rosas Champanhe significam admiração e simpatia entre outras " coisas ".......gostaram deste tom ? eu adoro-o....é talvez o meu tom de rosas preferido...seguido das vermelhas !!!!
 
 As rosas estavam deliciosas!!!
À vossa saúde! 













 


 

 

 

 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...