sábado, 20 de abril de 2013

Pão de queijo

Adoro pão de queijo!!!

   O pão de queijo é uma receita tipicamente brasileira, dos estados de Goiás e Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais e Goiás, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. ( wikipédia )

Ao pesquisar encontramos várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito, bem como o resultado final. Em algumas receitas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. No entanto, o que dá a principal característica ao pão é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e o tipo de queijo.
   O tipo de queijo que podemos utilizar ao fazer esta variante de pão, está de acordo com a preferência de cada pessoa. Os mais utilizados são mozzarella e parmesão, sendo os mais tradicionais o queijo de minas curado e o queijo de minas padrão, difíceis de encontrar nos nossos supermercados.
O queijo que dá o sabor típico ao pão é o tipo de queijo que usamos, daí o seu nome.
 
**Das diversas variedades de queijo que já utilizei neste pão, a que menos gostei foi a confecionada com queijo da ilha, que embora seja o que dizem ser mais parecido ao de minas, torna os pães muito ágrios.
Esta receita que vos apresento foi feita com queijo flamengo de bola, triturado na bimby!!!
 








Ingredientes:


250 g de Polvilho Azedo
200 g de leite
100 g de óleo
2 ovos
120 gr. de queijo flamengo previamente ralado
Sal q.b.
 


Preparação:


Coloque no copo o leite, o óleo e o sal e programe 7 min. 90°C vel. 1.
Misture o polvilho de uma só vez e programe 20 seg. vel. 6.
Deixe arrefecer tirando o copo da máquina .
Junte os ovos e o queijo e bata 1 min. vel. 6
Depois amasse 2 min. na vel espiga.


Deixe repousar a massa durante uns 20 min.
Forme bolinhas ( eu usei a " colher " de bolas de gelado e tornei a modelagem mais fácil - também pode fazer bolinhas com as mãos ou com 2 colheres ).

*Leve ao forno a 180ºC até ficarem douradinhos ou a seu gosto.