quarta-feira, 15 de maio de 2013

Arroz cremoso de ervilhas frescas


  A Orivárzea − Orizicultores do Ribatejo é o maior produtor de arroz de Portugal, com 32 mil toneladas anuais, cultivado numa área de 5.300 hectares.
A história da empresa começou em 1997, quando 10 dos mais importantes orizicultores da lezíria ribatejana decidiram juntar-se para produzir e comercializar “um arroz de excelência a um preço justo”. Neste momento tem quatro marcas: Bom Sucesso (carolino, agulha, integral e aromático), Belmonte (carolino e agulha), IGP (carolino de Indicação Geográfica Protegida) e o Baby Rice (produzido segundo as regras alimentares para crianças).
 O Baby Rice, destinado a maiores de seis meses de idade, é neste momento a estrela da companhia, com o grande papel que a baby food tem em novos mercados.
A produção está concentrada na única zona portuguesa de Indicação Geográfica Protegida de Arroz-Lezíria Ribatejana, conferindo ao produto uniformidade em termos de cozedura e sabor.
  A Orivárzea produz três tipos de arroz: o carolino, que serve para refeições muito elaboradas, com muitos condimentos, pois consegue absorvê-los tornando a refeição mais apetitosa; o agulha, que deve ser usado para acompanhamentos como arroz branco, e o aromático, que também serve para acompanhamentos, como arroz branco, mas dá à refeição um aroma diferente devido às suas características.

......a minha filhota adora arroz, principalmente se for um arroz cremoso....adora-o com tudo, peixe, carne, legumes, branco......e qual é a criança que não gosta de arroz???
Trago neste post " um punhado " de arroz carolino feito ao gosto da minha princesa.....  :)








Ingredientes:
 
1 embalagem lombos de pescada
300 g de arroz carolino
200 g ervilhas ( utilizei frescas e biológicas )
50 g cebola
1 dente de alho
50 g azeite

Sal q.b.
Pimenta q.b.
Coentros q.b.
1200 g de água


Preparação:

Coloque no copo da bimby a cebola, o alho e os coentros e pique 15seg. vel 5.
Coloque o azeite e refogue 5min. 100ºC vel. 1.
Junte as ervilhas e programe 5 min. 100ºC vel. 1.
Entretanto forre a varoma com papel vegetal humedecido e coloque os filetes cortados ao meio (reserve).
Deite no copo a água e o sal e programe 17min. varoma vel. colher inversa. Coloque a varoma sobre o copo para cozinhar o peixe e no fim reserve.
Adicione o arroz e a pimenta e programe 15 min. 100ºC vel. colher inversa ou até o arroz estar cozinhado. Adicione mais água se necessário. Retifique os temperos.




 Coloque o arroz numa travessa baixa, retire os lombos da varoma cuidadosamente para não se desfazerem e distribua-os por cima do arroz calcando levemente.
Apresente simples ou com uma decoração a gosto.
Sirva de imediato!!!
 






Estava " meio malandrinho " como gostamos.......e com ervilhas frescas ..... nem tem comparação, uma delícia em branco e verde!!!