domingo, 19 de maio de 2013

Bolo de cenoura e canela

Folheei inúmeras vezes o livro " As receitas essenciais Bimby " e observei a imagem do bolo de cenoura com aquele chocolate que escorre em fios....e pensava sempre que tinha que o fazer, está na lista de favoritos....mas por este ou aquele motivo até ontem não tinha sido o dia!!!
Não foi feito para um propósito feliz...antes pelo contrário, contudo certamente serviu para aconchegar e acarinhar alguém que dele precisa....um doce com algum sabor amargo!
  Optei por fazê-lo simples, sem cobertura de chocolate como refere a receita, o mais adequado para a ocasião....e assim foi, em 15 minutos tinha o " bolo viajante " no forno.....
  À receita base juntei dois sabores/aromas que adoro....a canela e a erva doce, a última porque me trás as mais saudosas recordações de infância, do tempo em que tudo era perfeito....!



  

Ingredientes:

4 ovos
250 g de cenoura
110 g de óleo
320 g de açucar
220 g de farinha
1 c. sopa de fermento em pó para bolos
Canela q.b.
Erva doce q.b.






Confeção:

Pré - aqueça o forno a 180º C. Coloque no copo a cenoura cortada e rale 15 seg. vel.9 .
Adicione os ovos, o óleo, o açucar e programe 1 min. vel. 6. Junte a farinha, o fermento e envolva 15 seg. vel. 3 ( eu envolvi mais algum tempo ).
Numa forma com ou sem coroa previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, deite o preparado e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Retire do forno e aguarde que o bolo arrefeça para desenformar.
 
 



Optei por fazer uma apresentação simples do bolo, polvilhando - o com açucar em pó e uma flor feita em canela com a ajuda de uma forma de corte.....o esperado para a ocasião.
 


   

Este bolo de cenoura é perfeito...muito fácil de preparar e muito saudável...neste caso foi confecionado com cenouras biológicas! As cenouras são uma das principais fontes de vitamina A....faça esta receita para as suas crianças....transforme-a, adicione, retire...mas faça!!!!