quarta-feira, 1 de maio de 2013

Croissants brioche

Croissant é uma palavra francesa que significa crescente. É um pão característico, de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar. " A sua origem é atribuída aos padeiros de Viena....Maria Antonieta originária de Viena, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do desjejum matinal com uma boa xícara de café com leite. " ( Wikipédia - a enciclopédia livre ).
  Se não vive em França....só em " boas " pastelarias ou casas da especialidade poderá degustar um " bom " croissant folhado, caso contrário o melhor será pensar numa outra opção igualmente saborosa....foi o que fiz!
  É extremamente frustrante confecionar este pão específico devido à grande dificuldade de conseguir obter uma massa folhada que abra e expanda com a cozedura....mostrando uma meia lua bem trabalhada e dourada!!! Como alternativa caseira temos os croissants brioche!
  Ao ver um post do blog Eu sou gulosa! fiquei tentada...decidi então, esticar a minha curiosidade à prática, e colocar as mãos na massa.
  






Quando entramos numa pastelaria olhamos para a vitrine e os croissants quando vistosos são captados pelo nosso olhar....dois tipos se destacam: a massa brioche, fofa e de sabor amanteigado, e a massa folhada, crocante e estaladiça.
 Existem croissants com diversas massas...eu segui a receita da Sandra Martins " quase à risca " ....
Ingredientes:
250 g de farinha T 55
250 g de farinha T 65
1 ovo
180 ml de leite morno
1/2 c. de chá de sal
1 c. chá de aroma de baunilha
135 gr. de açúcar branco
80 g de manteiga à temperatura ambiente
10 g de fermento de padeiro seco
1 ovo para pincelar (poderá misturar com leite)

Confeção:
No copo da Bimby colocar o leite, o açúcar, o aroma de baunilha e programar 1 min. 37°C, vel.  2.
Juntar o ovo, o fermento e programar 10 seg.  vel. 2. De seguida adicionar a farinha, o sal e programar 4 min vel. espiga.
Juntar a margarina e programar 4 min vel. espiga (Se necessário juntar mais farinha). Fazer uma bola com a massa e reservar num recipiente tapado cerca de 2 horas.

Colocar a massa na bancada e amassar um pouco, dividir em duas porções e tender até obter um círculo grande.
Com um cortador de pizza ou uma faca  cortar em triângulos (6 ou 8).
Enrolar os triângulos  partindo da base e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
*Deixar levedar novamente 30 min no forno à temperatura de 50°C.
 Pincelar com gema de ovo e colocar novamente no forno aumentando a temperatura até    180°C cerca de 10 a 15 min  ou até ficarem dourados a gosto.

 


Et voilá les croissants brioche !!!