sábado, 4 de maio de 2013

Grissinis folhados

  Com as correrias do dia a dia, não temos tempo para preparar aperitivos/entradas demorados ou que dão certo trabalho na preparação...tornando-se assim algo que só fazemos para dias de festa.
  Normalmente iniciamos a refeição com uma sopa, carnes frias, queijo, salada....segue-se " a refeição em si " e pronto...!
Mas porque nos " empanturramos " de aperitivos/entradas quando vamos ao restaurante?....é simples, todos sabemos...estão ali à nossa frente a chamar por nós....e quando chega o prato escolhido " ....tenho pouca fome...! ".  
  Estava eu na cozinha a fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, quando ao dar uma olhadela na tablet vi o post de uns chamativos Grissinis folhados...pensei logo na minha princesa grande que adora comê-los quando vamos a algum restaurante italiano!
  Teve que ser...fáceis de preparar, só 3 ingredientes e sucesso quase garantido...! Vamos ver abaixo o passo a passo de como preparar aperitivos simples para o dia a dia ou uma ocasião especial.
 
 

 
 
 

Grissinis podem ser oferecidos na mesa dos restaurantes, durante o couvert, como um aperitivo. Pode ser servido com patê, manteiga ou ainda carnes como presunto.
As regiões onde o grissini se encontra presente é na
América, Europa (principalmente Espanha, Itália e Grécia), Austrália e em algumas partes da Ásia.
Pré-pronto, o grissini seco pode ser comprado em mercados como um tipo de lanche ou entrada de uso doméstico, similar ao
cracker. ( Wikipédia - a enciclopédia livre )

Ingredientes:

200 g de massa folhada
1 ovo
Sementes de sésamo q.b.


Ingredientes para massa folhada Bimby:

200g de margarina gelada
200g de farinha de trigo
40 a 90ml de água gelada (usei apenas 50ml)
1/2 colher café de sal


 
 
Colocar todos os ingredientes no copo 15 seg  vel 6.
Formar uma bola, enrolar em película aderente e levar ao frigorífico 20 a 30 min. 

Retire a massa do frigorífico e abra-a com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada. Quando necessário vá polvilhando a massa e o rolo com farinha, aos poucos.
Forme um retângulo com cerca de 20x40cm e dobre em três, em envelope, a parte de cima até ao meio e a parte de baixo para cima da primeira.
Vire a massa dobrada de modo que ela fique perpendicular a si e abra a massa dobrada mais uma vez até formar um novo retângulo igual. Repita a dobra em envelope, marque a massa com os dedos para saber que já a dobrou duas vezes e enrole-a em película para ir ao frigorífico 20 a 30 min.

Abra a massa mais uma vez até formar outro rectângulo que agora já será maior.
Dobre e vire pela terceira vez e abra mais uma vez outro rectângulo do mesmo tamanho do último.
Dobre a massa mais uma vez - esta é a quarta vez.
Enrole a massa dobrada na película, marque quatro com os dedos e leve ao frigorífico 40 minutos.
Depois disso a massa está pronta a usar. Usei uma parte dela e fiz uma quiche com a restante ( pode ser congelada quando bem envolvida em película ).

Estenda a massa em quadrado, faça um corte a meio e de seguida corte tiras com cerca de 1,5 cm.
Pincele com a gema de ovo e cubra com sementes de sésamo, pressionando ligeiramente as sementes na massa com as mãos.
Segure cada tira e torça ligeiramente para não partir a massa. Coloque num tabuleiro forrado de papel vegetal e leve a forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 10 min.


*Poderá optar por fazer os grissinis com massa folhada de compra, que não sendo igualmente saborosa e tão saudável permitirá fazer estes aperitivos em poucos minutos....!!!  






......são um sucesso na mesa...!!!!