quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pavlova de morangos e groselhas

Ao dar um dos meus deliciosos passeios por diversos blogs....os de nome mais apelativo confesso, deparei-me com uma agradável surpresa...uma sobremesa em forma de bolo cuja base é de merengue, crocante por fora e muito macio por dentro...foi o que li !!!
A Pavlova é uma homenagem prestada à bailarina russa Anna Pavlova. Esta iguaria faz parte dos doces de natal de alguns países da Oceânia e pode ser apresentada coberta dos mais diversos frutos, sendo que predomina a utilização de frutos vermelhos, inclusivé a romã.
Aquelas imagens não me saiam da cabeça e estava desejosa de confecionar a minha Pavlova mas também muito receosa, pois o merengue não é fácil de fazer! É necessário tempo e " paciência " já que é uma sobremesa muito delicada mas vale a pena....é " Pavlovamente " apetecível....!!!

 
 
 
Ingredientes para o merengue:
 
4 claras de ovo
150g de açúcar
1 pitada de sal
1 c. (sobremesa) de maizena
1 c. (sobremesa) de sumo de limão
Umas gotas de extracto de baunilha
 
 
Creme de pasteleiro :

550ml de leite
3 ovos
120g de açúcar
45g de farinha Maizena
20g de margarina
1 vagem de baunilha (opcional)
     

Decoração:

300g de morangos frescos e 80 g groselhas congeladas colocadas durante 1 hora numa taça com algumas colheres de açucar.  



 
Na maioria das receitas a Pavlova é coberta com chantilly mas eu optei por um creme mais consistente, que pudesse manter a forma da sobremesa e toda a sua harmonia ...caso não fosse comida "de imediato"....
A Pavlova tem que estar completamente fria antes de levar a cobertura, pois caso contrário a mesma derramar-se-á e o efeito perde-se!!! Se optar por utilizar chantilly faça-o pouco antes de servir a sobremesa para não comprometer o sucesso da mesma.
 
 
 Confeção do merengue

Com o copo da Bimby bem seco, colocar o açúcar e pulverizar 15 seg na vel.9 (reserve). Colocar a borboleta e bater as claras com a pitada de sal 3 min na vel. 4 sem o copo medida. Caso não estejam em castelo bata mais 30 seg. à mesma velocidade. Com a Bimby em funcionamento na vel. 3 vá adicionando o açúcar aos poucos pelo bucal. Por fim a maizena, o sumo de limão e o extracto de baunilha batendo mais alguns segundos.
 
Pré-aquecer o forno a 150ºc tendo em conta o tipo de forno, forrar um tabuleiro com papel vegetal e desenhar 1 ou 2 círculos no verso do papel (1 se quiser pavlova baixa, 2 se optar por Pavlova em duas camadas) um com cerca de 20 cm de diâmetro e outro com cerca de 15 cm.
Humedecer ligeiramente o papel vegetal e espalhar o merengue pelo/s círculo/s, de forma a obter uma boa espessura principalmente na base. Com uma espátula formar uma ligeira cova no meio deixando o exterior mais alto. Colocar no forno inicialmente a 120ºC e passado 15 minutos reduzir para 100ºc durante cerca de 1h e 30. Deixar arrefecer um pouco no forno com a porta entreaberta.
 
Creme de pasteleiro
 
No copo da Bimby colocar o leite e os restantes ingredientes incluindo a vagem de baunilha (raspas). Programar 10 min. na temp.90º e vel.4.

Montagem
 
Colocar o merengue num prato de servir. Espalhar uma boa quantidade de creme de pasteleiro já frio, tapar com o merengue menor ( caso faça 2 ) e colocar o restante creme. Distribuir os morangos laminados à volta do/dos círculos e por fim regar com as groselhas açucaradas. Decorar a gosto. 
 
 
 
....uma sobremesa apaixonante que se derrete na boca....fazendo de qualquer momento....um momento especial......escolha os seus frutos preferidos e dê cor à sua Pavlova!!!!