sábado, 4 de maio de 2013

Tarte de maçã e sementes de sésamo

As maçãs são sempre uma tentação cá em casa...mas somente enquanto estão rijas, vistosas e fazem aquele som inigualável ao trincá-las!!!
  Olhei para a antiga fruteira de mesa, oferta da minha cunhada, escolhida por ambas algures em Minde...e o amarelo alaranjado sobressaia no verde escuro da mesma....  
Decidi naquele momento, que não iria deixar apodrecer aquelas maçãs maduras e que dariam origem a uma tarte....uma daquelas tartes trabalhosas mas que ficam lindas e brilhantes como eu gosto.  
  Receitinha de inspiração encontrei-a na Cozinhadazana...mesmo antes de a fazer já sentia o aroma... "o perfume da maçã misturado com o rum, a canela e o limão....", deve ser maravilhosa pensei...!!!!
 
 
 
 
 
 
 
Ingredientes para a massa:
 
 300 g de farinha
 130 g de margarina
 70 g de água
 1/2 c. chá de sal
 1/2 c. chá de açucar
 
 
 Preparação:
 
No copo da Bimby coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 15 seg. vel.6.
Estenda a massa com um rolo e forre uma tarteira de fundo amovível previamente forrada com papel vegetal. Reserve um pouco de massa para tapar a tarte ( decorar a tarte a gosto ) 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ingredientes para o recheio:
 
1 kg de maçãs
1/2 chávena de açucar amarelo
sumo e raspa de 1 limão
1 colher se sopa de Rum
1 c. chá de canela
Passas de uva q.b. ( opcional )
1 colher e 1/2 de farinha
 
 
 
Preparação:
 
Descascar as maçãs, laminá-las para dentro de uma taça e adicionar o Rum, o açucar, as passas e o sumo e raspa de limão. Deixe a macerar durante algum tempo, junte a farinha e a canela e envolva até ver que se forma um fino creme.
Rechear a tarteira com o preparado de maçã e tapar com tiras de massa cruzadas ou outra decoração a gosto.
A tarte tem que ficar sempre com aberturas ou cortes para " respirar ".
Pode pincelar a tarte em crú com ovo batido ou leite e espalhar sementes de sésamo, que ficarão deliciosas quando tostadas ( no final da cozedura poderá dar mais brilho à mesma pincelando-a com geleia de fruta ).
Levar ao forno pré-aquecido a 180º C até ficar cozida e dourada, utilizando um palito para verificar a consistência tanto da massa como do recheio.
 
 
 
 
 
 
 
A maçã é uma excelente fruta para a promoção e manutenção da nossa saúde...
 
 Coma maçãs. Nenhuma dentada é demais!