domingo, 5 de maio de 2013

Tarte de rosas em massa filó





Fiquei rendida à tarte apelidada de Ruffle milk pie no Côco & Baunilha, enquanto procurava " algo doce " que simbolizásse o Dia da Mãe.....era a procura de uma forma de homenagear aquela que foi um dos grandes amores da minha vida .... a MINHA MÃE!!! delicada e encantadora como só ela sabia ser..... tal qual as rosas.
   Encontrei aquilo que procurava....uma tarte " de rosas ". Aparentava ser  leve e muito versátil e isso agradou-me....mas nunca tinha visto nem tocado em massa filó!?!? comprei e arrisquei, total a vida é feita disso mesmo, de riscos que queremos ou podemos correr....!
Não foi difícil mas fácil também não.....decorreu por tentativa e erro....tal como tudo que se aprende.
   A massa filó tornou esta delícia bem estaladiça, o que contrastou com um recheio suave e cremoso, muito semelhante ao pudim de ovos e leite. Como cá em casa adoramos baunilha e canela quiz dar-lhe um sabor intenso aos mesmos....o resultado foi " floridamente  maravilhosa ". Sabe melhor quando cada rosa é servida morna contudo mesmo fria mantém-se apetecível e estaladiça!!! 
Sem dúvida que é uma experiência a repetir em qualquer dia do ano....porque todos os dias são Dia da Mãe.....
 
 
 




Ingredientes para uma forma de 20cm:

8 folhas de massa filó
50 g de margarina liquida
300 ml de leite
60 ml de natas
3 ovos
80 g de açúcar
2 c. (sopa) de açúcar baunilhado
100g de açúcar em pó
1 pau de canela
Casca de meio limão
Canela em pó e açúcar em pó para polvilhar
*Fiz a receita com leite, natas e margarina magros 







Elaboração das rosas em massa filó:

Forrar a forma com papel vegetal. No " cantinho " de trabalho estender e pincelar (utilize um pincel de cozinha de cerdas suaves) ligeiramente com margarina uma folha de massa filó numa das faces. Pegar com muito cuidado e fazer umas pregas na horizontal, (para não se rasgar), enrolar levemente toda a folha  e dispor na forma iniciando pela zona exterior, de forma a que as rosas se vão segurando/encostando umas nas outras. Proceder da mesma maneira com as restantes folhas. Polvilhar com canela cada rosa sem exagerar para que as mesmas não escureçam muito com a cozedura. Colocar no forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos.

 
Confeção do creme de baunilha:
 
No copo da Bimby colocar o leite com as natas, o açúcar normal, o açúcar baunilhado, a casca de meio limão e o pau de canela e programar 6 min. 90º Vel. Colher Inversa. Terminado o tempo retirar o pau de canela e a casca de limão. Com a bimby na vel. 4 ligada ir adicionando a mistura de ovos com o açucar em pó ( feita numa taça) pelo bucal e marcar mais 25 seg. na vel. 3,5.




Retirar a forma do forno e com bastante cuidado ir distribuindo a mistura de leite e ovos em redor das rosas. Introduzir novamente no forno a 180ºc  cerca de  30 minutos ou até estar a seu gosto.
Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Polvilhar com o  açúcar em pó e  servir de preferência morna.

 
 

 
 
“ – Vai ver as rosas. Assim compreenderás que a tua é única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te presentearei com um segredo.”
 
                                                                                               O Pequeno Príncipe