quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tarte de grão de bico e especiarias

Um aroma que invade subtilmente a cozinha....embalado pelo quentinho do forno....num dia de Outono.....nublado e bem fresco.....


 No aconchego da minha cozinha descobri uma receita de tarte que me cativou de imediato....porque adoro grão de bico e porque a mistura me transportou para sabores natalícios  Alentejanos.....azevias de grão foi o que me veio à memória!!!!
 Ohhhh e como eu gosto de azevias...desde criança, que o cheirinho que exalam me faz ir ao seu encontro, numa procura desmedida de sabores e aromas!!!!

Esta tarte nasceu através do Alquimia dos Tachos....mas dei-lhe o meu toque pessoal usando e abusando daquilo que tanto gosto.......as especiarias doces.....daí o seu tom acastanhado.....!!!!!




Ingredientes:

1 base de massa quebrada (uso de compra)
180 gr de açúcar
25 gr de farinha com fermento
150 gr de grão-de-bico cozido
20 gr de margarina liquida
2 ovos + 2 gemas
Raspa de 1 limão médio 

1 c. chá de gengibre em pó
1 c. chá rasa de erva doce
1 c. chá de açucar baunilhado
1 c. chá de canela ( eu abusei da canela porque adoro )
1 c. chá rasa de flor de sal Rui Simeão Tavira Sal
**Açúcar em pó para polvilhar
***Sementes de sésamo e papoila q.b. para polvilhar


Nesta receita usei:

RUI SIMEÃO TAVIRA SAL - Flor de Sal





Preparação:

Pulverizar 50 gr de açucar para a cobertura ( reservar );
Deitar o grão-de-bico no copo da Bimby e triturá-lo uns segundos na vel.5 de forma a obter um puré;
Misturar o açúcar, a farinha, os ovos e as gemas, a margarina, a raspa de limão, a canela, a erva doce, o açucar baunilhado, a gengibre e a flor de sal;
Programar uns segundos na vel. 3 até obter uma massa homogénea;
 
*Esticar a massa folhada em cima de uma tarteira (com o papel ) e picar o fundo;
Deitar o recheio por cima da massa;

Polvilhar com bastante açúcar em pó e as sementes para que crie uma superfície estaladiça;
**Leve a forno pré-aquecido a 180ºC até estar cozinhada e dourada;


***Retire do lume e deixe arrefecer; 
Desenforme e polvilhe com mais açucar em pó;
Decore a gosto;



Os tons castanho e dourado são-lhe conferidos pelas especiarias que a tornam irresistível....... 





É uma maravilha para ser degustada com um bom chá quente.....!!!!!



Não esqueçam......saboreiem as maravilhas que a vida nos dá.....




Fonte: Adaptado do Blog Alquimia dos Tachos