quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Parceria com Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha

Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha


É com muita satisfação que vos comunico a parceria entre este blog e a Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha.


 



A empresa Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda está estabelecida desde 1998. O fundador é o Comendador Leonel Cameirinha . E a gestão da empresa está a cargo do fundador e do seu neto Filipe Cameirinha Ramos. A Herdade do Monte Novo e Figueirinha é uma área de 300 hectares de terra plana e boa qualidade, perto de S. Brissos, cerca de 5 km de Beja, no Alentejo, a região sul de Portugal. As principais produções do estado são a vinha e o olival. As variedades de uvas e azeitonas são cuidadosamente selecionadas para dar corpo ao vinho de alta qualidade e ao azeite , com todas as características distintivas da região do Alentejo. A Adega da Figueirinha foi construída em 2003, e é uma moderna adega equipada com a mais recente tecnologia, para atender a uma capacidade de produção anual de 800 mil litros de vinho. O enólogo é o Eng. Filipe Sevinate Pinto. Com uma área de 170 hectares de olival, em 2006, a empresa decidiu construir o Lagar da Figueirinha, com uma capacidade de produção de 8 milhões de toneladas de azeitonas, que produz um azeite de alta qualidade. O consultor técnico para a produção de azeite é o Eng.º João Gomes.





Os Vinhos

O sucesso na produção de vinhos de qualidade depende de numerosos factores, todos com uma importante contribuição para o resultado final. Na Adega da Figueirinha todas as fases são atentamente controladas e monitorizadas, desde a produção da uva, aos processos de vinificação, engarrafamento e armazenagem.

A Adega da Figueirinha foi concebida para uma produção anual de 800 mil litros de vinho. Actualmente tem uma capacidade de armazenagem de 1,3 milhões de litros de vinho.

É uma adega equipada com a mais moderna tecnologia, com a particularidade de efectuar a vinificação em lagares mecanizados, onde o processo de remontagem do mosto recorre a pás de imersão pneumáticas, que permitem uma melhor homogeneização da manta sem esmagar as peliculas e as grainhas. Por outras palavras, apenas retiram da uva o que estas têm de melhor.

O estágio dos vinhos é feito em cave, em barricas novas de carvalho francês e americano, mantidos a temperatura e humidade controlados. Posteriormente, é engarrafado e mantido em estágio em tulhas, para melhor repousar.

Todo o processo produtivo é encarado como uma missão para atingir um objectivo: produzir vinhos de qualidade, surpreendentemente elegantes e ricos de sabor.






Azeites


O azeite "Herdade da Figueirinha" é o resultado de várias variedades de azeitona e da combinação de vários estados de maturação. Esse resultado corresponde a azeite de azeitonas verdes, para sentir no início um aroma fresco a frutos verdes e um sabor fino e algo picante, adicionado a azeite de frutos maduros, para sentir no final um aroma delicado e textura aveludada. 

Foram escolhidos os frutos das cultivares Galega Vulgar, Cordovil de Serpa e Cobrançosa, todas portuguesas, e provenientes do nosso olival na Herdade da Figueirinha, em S. Brissos, perto de Beja.
O azeite é extraído sob uma centrifugação suave, para não arrastar compostos desagradáveis ao paladar, presentes na polpa, na pele e no caroço do fruto. O azeite é extraído a frio, com temperaturas inferiores a 25º, para preservar os compostos voláteis presentes na polpa da azeitona e que são responsáveis pelo aroma e sabor do azeite. 

A acidez de todo o azeite produzido na Herdade da Figueirinha é bastante baixa, variando entre os 0.2% e os 0.4%, o que proporciona uma fácil digestibilidade. A sua cor é verde - amarelada, resultado da combinação dos frutos em vários estados de maturação. 

O azeite não filtrado tem um sabor mais exuberante, uma vez que o processo de filtragem retira a polpa de azeitona em suspensão, tornando o azeite mais límpido mas retirando-lhe algum sabor. 
O azeite "Herdade da Figueirinha" é comercializado apenas com a qualidade de azeite extra virgem em garrafas de 0.25, 0.50, 0.75 litros, e também em garrafões de 3 e 5 litros. 
Para uma boa conservação do produto deve ser armazenado, sempre tapado, num local muito fresco e sem a incidência da luz.



     Contactos:

Herdade
Morada: Herdade do Monte Novo e Figueirinha
Localidade: 7800-740 São Brissos - Beja - PORTUGAL
Telef.: 351 284 311 260
Comercial: 351 966 902 828
Fax: 351 284 311 269
Email: adega@montenovoefigueirinha.pt
Coordenadas GPS: N38º03.032' W7º55.615'







Empresa: Sociedade Agrícola do Monte 
Novo e Figueirinha, Lda
Morada: Apartado 68
7801 - 952 Beja - PORTUGAL
Telefone: 351 284 313 390
Fax: 351 284 329 874


Loja
Estabelecimento: Sabores da Figueirinha
Morada: Galeria dos Valentes, Loja 8
Terreiro dos Valentes, 5
Localidade: 7800 - 523 Beja - PORTUGAL
Telefone: 351 966 902 823


Agradeço à Monte Novo e Figueirinha os excelentes produtos enviados.






Saiba mais em: https://www.facebook.com/MonteNovodaFigueirinha