segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sopas de cação



... uma refeição em si mesma.......

  Trago mais uma maravilha alentejana. Uma refeição substancial, muito reconfortante e cheia de sabor.
Esta delícia vem da sabedoria de gerações, pessoas que com pouco faziam muito, pelo que representa as características da gastronomia alentejana, onde as ervas aromáticas, o azeite, o alho e o pão servem de base a pratos diversos e de sabor inigualável. 
  A minha versão segue a receita da minha mãe que fazia esta comidinha como ninguém, mas desde que tenho a Bimby tento adaptar os pratos tradicionais a este robot que me facilita tanto a vida.

Tenho a dizer, que em nada ficam a dever aquelas sopas que eu fazia na panela, antes pelo contrário ficam muito mais cremosas e a filhota prefere.






Ingredientes:

1 cebola média
2 dentes de alho
20 gr coentros para o caldo + 20 gr para o peixe
70 g azeite
1000 gr de água
Q.b. de flor de sal Flor das Hortas - Pimensor
6 postas de cação
60 gr de farinha tipo 65
*Fatias de pão alentejano preferencialmente duro

**Vinagre opcional 




Preparação:

Coloque no copo da Bimby a cebola, os alhos, os coentros, o azeite e pique 5 seg. vel 5;
Refogue 5 min. varoma vel 1;
Acrescente a água, a flor de sal e a varoma com o cação polvilhado com flor de sal e com raminhos de coentros - programe 25 min. varoma vel 1; 
Retire a varoma e reserve;
Coloque a farinha, o copo de medida e programe 1 min. progressivamente vel 3, 5, até à vel. 7;
De seguida programe 5 min. 100ºC vel 3;
Junte o cação ao caldo;
Sirva num prato fundo com fatias finas de pão alentejano e salpique com vinagre.


Nesta receita usei:


Agradeço à Flor das Hortas este excelente produto.





Uma sugestão quente, saudável e muito saborosa para um dia de Outono!!!!




Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá.....





Fonte: Adaptado para a Bimby do blog Receitas para a Felicidade