sexta-feira, 14 de março de 2014

Esparregado de espinafres baby com coentros e vinagre balsâmico

Adoro, adoro, adoro...mas caseiro....!!!!

Desde criança que fui acostumada a comer legumes e leguminosas e com as minhas filhas faço o mesmo. É importante que a nossa alimentação seja diversificada e que dela façam parte diariamente os legumes, tal como a fruta!!!.
A minha mãe sempre fez o esparregado tradicional, aquele que eu prefiro...aquele que nos permite saborear e sentir todas as texturas dos ingredientes que dele fazem parte....os pedacinhos dos legumes, o pão esfarelado, os coentros picados, a folha de louro, o leite.....oh que saudades do esparregado da minha mãe feito no tacho preto salpicado de branco com duas asas....e no final um cheirinho a vinagre de vinho branco...!!!!. 
Os tempos mudam e as vontades também....ou melhor os filhos vão-nos mudando....a minha R. só gosta de esparregado em creme.....e eu tento sempre agradar-lhe e dar-lhe o melhor que posso e sei.
Desde que tenho bimby não se compra esparregado feito, pois para além de caríssimo a qualidade é relativa e não sabemos o que comemos...afinal fazer este acompanhamento em casa é das coisas mais simples que há...e se for na bimby em 15 minutos temos uma maravilha cremosa e saborosa para nos deliciarmos. 


Ingredientes:
1 molho de espinafres médio a grande - cerca de 400 gr
Q.b. de flor de sal Pimensor
Q.b. de coentros frescos Aromáticas Vivas
1 folha de louro Suldouro
1 c. café de massa de alho Pimensor
1 c. café de tempero completo Pimensor 
35 gr de azeite
30 gr de farinha
30 gr de pão ralado fino
200 gr de leite
Q.b. de vinagre balsâmico
Q.b. de moinho 3 pimentas Suldouro


Preparação:
Lave os espinafres coloque-os num recipiente com água, tape e leve ao micro-ondas 5/8 minutos na potência máxima - utilize recipientes para micro-ondas; 
Depois deste tempo escorra-os muito bem e reserve;
Coloque no copo o alho, o tempero completo e o azeite e programe  4/5 min. / Varoma / vel. 2;
Junte os espinafres, o louro, os coentros e programe 8 min. / temp.100ºC/ colher inversa;
Terminado o tempo retire o louro;
Junte a farinha, o pão ralado, o leite e o sal e programe 20 seg. / vel. 7;
Seguidamente programe 8 min. /temp.100º C na vel. 2;
Adicione o vinagre e programe alguns segundos na vel. 5/6;

Passe o creme para um recipiente de servir e polvilhe com 3 pimentas e sementes de sésamo.


Sirva quente ou morno.....



Uma textura e cor maravilhosas!!!!


Nesta receita usei:
























Agradeço às empresas referidas os excelentes produtos enviados.





Não esqueçam......saboreiem as maravilhas que a vida nos dá.....





Fonte: Auto-criação