segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolachas integrais com especiarias

.....que desaparecem num instante....


Procuro com frequência receitas de bolachas integrais, as minhas preferidas. A caixa das bolachas deve estar sempre "bem recheada" já que ela é a minha salvação nos momentos em que a fome aperta e nem sempre é fruta que apetece!!!!.
Cá por casa apenas eu e a filhota R. somos apreciadoras de produtos integrais, bagas e sementes....gostamos de todas as sementes e bagas que experimentamos....apreciamos imenso o nosso pãozinho feito na MFP e não dispensamos a margarina de soja.
A receita que vos trago hoje é muito diferente das que tenho feito e a meu ver uma das mais deliciosas....as especiarias dão-lhe um toque maravilhoso e a textura é suave e apetecível.....umas bolachas integrais que só na cor o parecem ser. 
O "trabalhado" destas minhas preciosidades douradas foi feito com um objecto que adquiri numa feira de antiguidades ou velharias como lhe queiram chamar....nem eu nem a vendedora sabemos o nome de tal artefacto nem o seu uso concreto....mas...não resisti a comprá-lo por isso mesmo talvez....pela sua misteriosa utilidade....!!!.    


Ingredientes:
2 chávenas de farinha integral
3 c. sopa de azeite ou margarina vegetal à temperatura ambiente
1 c. sobremesa de canela em pó
1 c. chá de gengibre em pó
1 c. café de cravinho em pó
1 c. chá de flor de sal Rui Simeão Tavira Sal
1 chávena de açucar mascavado
1 ovo
1 c. chá de fermento em pó
1 c. sopa de sementes de papoila
1 c. sopa de sementes de sésamo

Preparação:

Numa tigela misture o azeite/margarina com o açúcar e envolva bem;
Junte as especiarias, o ovo e por fim a farinha com o fermento;
Amasse tudo muito bem e adicione as sementes;
Forme uma bola com a massa, embrulhe em papel aderente e leve ao frigorífico cerca de duas horas;
Retire a massa e estenda-a com ajuda de papel vegetal para não se colar ao rolo e à mesa de trabalho;
Recorte bolachas com "desenhos" a gosto;
Leve a cozer em forno pré- aquecido a 180º C durante 15 minutos num tabuleiro forrado com papel vegetal. 





Apetitosas......aconselho!!!!



Nesta receita usei:

Agradeço à empresa referida os excelentes produtos enviados.






Não esqueçam......saboreiem as maravilhas que a vida nos dá......





Fonte: https://lifestyle.publico.pt/‎