sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cogumelos Pleurotus salteados com alho e alecrim

Uma deliciosa surpresa....

   Em primeiro lugar dizer-vos que estas fotografias não fazem jus à receita que preparei com os meus Pleurotus, os quais vi nascer e crescer.
O cacho dos meus cogumelos foi colhido por mim e pela minha filhota R. no dia 30 de Abril, ou seja exatamente 11 dias depois de terem sido "integrados" na minha cozinha. Adivinhava-se um fim-de-semana longo devido ao feriado do Dia do Trabalhador....mas quem não adivinhava que íamos de passeio era eu.....posso dizer-vos que uma das primeiras coisas que me ocorreu foi......e os meus cogumelos...o que faço com eles, não podem estar 4 dias à espera de serem cozinhados...!!!!......uma preocupação para mim.
  Após uma breve pesquisa vi que os Pleurotus se podem guardar durante alguns dias no frio...e assim fiz, coloquei-os numa caixa hermética e esta numa geleira para se manterem em boas condições. Viajaram até Minde...conhecem???...é uma vila a 3 Km de Mira de Aire e muito perto de Fátima....e é lá que vive o meu mano ( tenho também uma mana ).
   No dia 2 de Maio decidimos a receita para os nossos cogumelos.....fizemos algo simples com uma erva aromática do jardim do mano e cujo aroma e sabor adoro. Como se costuma dizer, se mais houvesse mais comia.....estavam tão saborosos que ainda ficámos com água na boca.....o que valeu é que tinhamos muitas outras boas iguarias na nossa mesa...!!.
   E agora o que é feito da caixa Eco Gumelo???.....perguntam..., vai para o lixo???...dá mais destes???'......a minha resposta foi sim vai dar!!!!....e não é que já os vejo novamente a rebentar......são ainda tão "micro...micro.....".....mas já me deixaram tão contente!!!. 


Ingredientes:
1 cacho de cogumelos pleurotus frescos - não os pesei
1 ramo de alecrim fresco
Azeite q.b.
4 dentes de alho picados
Sal q.b. 
Pimenta moída q.b.
Gotas de limão

Preparação:
Descasque os dentes de alho e pique-os bem;
Retire os caules ao alecrim e lave;
Corte os cogumelos em tiras depois de os limpar cuidadosamente - são muito tenros;
Leve uma frigideira ao lume com o azeite e os dentes de alho e deixe alourar;
Junte os cogumelos deixando saltear;
Tempere com o alecrim em folhas, sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até os cogumelos estarem a gosto;
Passe para um prato de servir e distribua umas gotas de limão por cima dos cogumelos salteados. 


Adoro este conceito de ver crescer os nossos próprios cogumelos, adoro eu e adora a minha filha R. ...!!!.




Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá...





Fonte: Auto-criação