terça-feira, 27 de maio de 2014

Pão integral de sementes e mel na MFP


Desde criança que a minha vida não "se faz" sem pão....é talvez o meu alimento preferido....!!!!.
Lembro-me muitas vezes da minha infância, sou uma nostálgica.....uma das coisas que tenho bem presente são as idas à padaria, a mais perto de casa, ainda que não houvessem muitas....recordo os pães de quilo que se separavam dos de meio quilo e dos papossecos em prateleiras de madeira e grandes cestos de verga tapados com enormes panos brancos. As variedades de pão eram poucas mas deliciosas....nada que se chegue ao nosso pãozinho alentejano!!!.
Ainda que me perca com qualquer pão, mas qualquer mesmo....o meu preferido é de longe o pão escuro, rústico, com crosta rija e dourada. 
Desde há uns tempos a esta parte decidi começar a comprar 3 tipos diferentes de pão cá para casa...o dito normal, pão branco, o pão de forma "normal" de uma marca com qualidade (?????) e o meu pão integral.
Agora faço semanalmente o meu pão, desde que tenho a máquina de fazer pão recuso-me a comer outro......tenho pão quando quero... pois a máquina tem a vantagem de que podemos programar a hora de ter o nosso pão quentinho, para além de que faz tudo sózinha. Costumo deixar arrefecer o que não consumo e fatiar, colocando depois em sacos de congelação....e pronto....as fatias saltam do congelador para a torradeira ou tostadeira...sim porque eu como torradas e tostas o ano inteiro.
Trago-vos uma das minhas receitas preferidas...vou sempre variando já que a forma essa mantém-se....um rectângulo sempre delicioso.  


Ingredientes:
350 ml de água
1 c. de chá de sal Rui Simeão Tavira Sal
2 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa rasas de mel
360 gr de farinha tipo 1050 - farinha de trigo escura
180 gr de farinha de trigo integral
50 gr de farelo de trigo
5,5 gr de fermento seco Fermipan - usei meia saqueta de 11 gr.

*70 gr de mistura de sementes - usei linhaça, girassol, papoila e chia (opcional)


MFP
Preparação:
Coloque na cuba da máquina todos os ingredientes pela ordem indicada na lista distribuindo-os de forma igual pela mesma;
O sal nunca deve entrar em contacto com o fermento por isso polvilhe a farinha com o fermento antes de pôr a máquina a funcionar;
Seleccione o programa INTEGRAL para 1 kg de pão e o grau de cozedura - pão de crosta clara, média ou escura;
* Quando ouvir o bip da máquina levante a tampa e junte as sementes - se não ouviu, não se preocupe, adicione as sementes no segundo ciclo de amassar;
A partir deste ciclo a máquina só já vai fazer o pão levedar e cozer.
**Quando terminar o tempo abra a tampa, deixe arrefecer um pouco e retire o pão para uma grelha.



Não vos parece uma maravilha?????......eu confirmo que sim é!!!!!



Nesta receita usei:


Agradeço às empresas Sodifer e Rui Simeão Tavira Sal os excelentes produtos enviados.




Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá.....





Fonte: Adaptado do Caderno de receitas SilverCrest da minha MFP