quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tarteletes de mousse de morango e limão light

No Dia Internacional da Família.....


Tudo o que eu sou e represento hoje, devo-o em grande parte às pessoas que estiveram sempre ao meu lado desde o primeiro segundo da minha vida. Nasci e cresci no seio de uma família muito feliz e isso reflectiu-se na minha já longa caminhada de vida. 
Muitos dos momentos mais felizes que vivi foram aqueles que pude passar em minha casa, com a minha família.....a casa dos meus pais....aquela onde tudo tinha....e esse tudo era tanto mas tanto, o aconchego e calor de um lar que parece proteger-nos de tudo e de todos. 
Recordo tanto a minha infância.....a mãe com a sua azáfama diária.....comidinha boa na mesa a tempo e horas com cheirinho ao melhor manjar do mundo.....roupa imaculada que cuidadosamente colocava no estendal avisando...."cuidado com a roupa....",......as idas à mercearia com a alcofa de verga e o meu esticar de pescoço em pontas de pés, para ver tudo o que estava por detrás de um balcão que era para mim imenso.....frio e cheio de incógnitas...!!!!......a imagem do pai que chegava a casa sorridente depois de um longo e duro dia de trabalho.....que eu via chegar enquanto brincava na rua e corria pela calçada de pedras grandes e cinzentas....para avisar..."vem aí o pai....".....oh infância como sinto a tua falta....!!!.

Mencionando Platão numa das suas célebres frases, hoje....."Tenho irmãos, pai, mas não tenho mãe. Quem não tem mãe, não tem família". Apesar de ter dois tesouros, duas filhas.....há muito que me falta o meu pilar.....o pilar de toda a família, a minha mãe....!.

Ingredientes:
2 iogurtes naturais magros
2 c. de sopa de leite em pó magro - uso Molico magro
3 c. de sopa de adoçante
2 c. café de essência de baunilha
2 folhas de gelatina incolor
Sumo de 1 limão pequeno

4 morangos grandes

Preparação:
Num liquidificador coloque os iogurtes, a baunilha, o adoçante, os morangos, o sumo de limão e o leite em pó;
Hidrate as folhas de gelatina e leve a derreter no microondas ou em banho-maria;
Junte-a aos outros ingredientes e deixe bater bem até a mistura ficar homogénea;
Passe a mistura por um coador para retirar as sementes dos morangos; 

Para o coulis de morangos aos pedaços:
Num tacho pequeno coloque alguns morangos lavados e cortados com adoçante e gotas de limão a gosto;
Mantenha em lume brando até os morangos diminuírem de volume;
Quando obtiver um género de compota, retire do lume e deixe arrefecer.

*Coloque um pouco de coulis em copos/taças, ou a totalidade num recipiente só, regue com a mistura da mousse  e leve ao frio até ficar "coalhado" - eu usei formas de silicone para tarteletes.


Guarneça com morangos frescos e hortelã Aromáticas Vivas....


Com esta mousse participo no desafio lançado pela Ana do Blog Recanto com Tempero.



Não esqueçam.......saboreiem as maravilhas que a vida nos dá......






Fonte: Adaptado de Forumbimby