terça-feira, 22 de julho de 2014

Pão de mel, canela e sementes


MFP
Quem segue este blog sabe que adoro pão, já o referi várias vezes aqui....de preferência pão caseiro. A máquina de pão foi uma das melhores aquisições que fiz, pois veio ajudar imenso na "parte" mais complicada ou melhor difícil....amassar o pão. 
Gosto de diversificar as receitas, mas quase sempre são receitas integrais ou semi-integrais, são sem sombra de dúvida as minhas preferidas. Tenho sempre 5 ou 6 variedades de sementes na minha despensa para poder adicionar ao pão, já que de outra forma não as teria introduzido na minha alimentação!!!.
Gosto especialmente de pães aromáticos, saborosos e com pouco sal!!!!.
Hoje trago uma receita para fazer na máquina do pão e que é uma sugestão muito nutritiva e de excelente sabor, é ideal para servir com queijo ou doce.....confesso que adoro este pão simples...só por si é delicioso.
Ah......já me esquecia....este tipo de pão só é apreciado por mim e pela minha filhota R. de 2 anos....mais ninguém se rendeu ao meu pão....ainda.....!!!!!.


Ingredientes:
300 ml de água
300 gr de farinha tipo 65
200 gr de farinha integral
2 c. de sopa de mel
2 c. de chá de flor de sal Rui Simeão Tavira Sal
1 c. de chá de Fermipan da Sodifer
1 c. de chá de canela
4 c. de sopa de azeite
100 gr de sementes ou nozes - usei sementes de girassol e abóbora

Preparação:
Coloque todos os ingredientes, exceto as sementes ou nozes, na cuba da máquina do pão, tendo o cuidado de não colocar a flor de sal em contacto com a levedura;
Selecione o programa "pão branco" ou "pão normal" - difere de acordo com o modelo das máquinas;
Selecione o peso nas 750 gramas e inicie o programa;
Na 2ª fase de amassar, ou quando ouvir o Bip da máquina adicione as sementes ou nozes e continue o processo;
Quando o programa terminar, deixe repousar uns minutos o pão na cuba e desenforme.




Irresistível verdade...?????......eu adoro!!!!!!




Nesta receita usei:





Agradeço às empresas referidas os excelentes produtos enviados.




Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá....






Fonte: Mulher Moderna na Cozinha Especial Pão nº 69 2014