quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mousse de iogurte com abacate, chia e pepitas de cacau com açucar de coco


Quando chegamos ao quintal do avô João o que salta à vista é o Abacateiro, aquela árvore de grande porte que nos deixa sem saber a sua altura e idade....mas que é uma árvore adulta não restam dúvidas. No Outono presenteia-nos com dúzias...melhor, centenas de abacates, lindos....verdes e brilhantes....os seus ramos pendem de tanto peso e acabam por ceder durante as ventanias e as chuvadas, o que deixa muitos daqueles maravilhosos frutos no chão. Por ainda estarem verdes, a decisão é dividir pela família e aguardar que fiquem maduros e prontinhos para deliciosas receitas.
Há relativamente pouco tempo que me rendi ao abacate, ou melhor, estou a aprender a gostar de abacate de todas as formas possíveis e imaginárias que possam existir para a sua utilização culinária. 
Apesar deste ser o primeiro post de uma receita com abacate, cá por casa já algumas, tanto doces como salgadas foram experimentadas e sobretudo aprovadas. 
Esta é uma fruta exótica, que como todas as outras frutas exóticas não tem um preço muito acessível....e se tivermos em conta que tem um enorme caroço é fácil perceber que grande parte do fruto vai fora. Eu gosto de guardar os caroços, acho-os bonitos e nunca se sabe se um dia me vão fazer falta...um arranjo de Outono ou Natal, um frasco ou pote de vários secos.....enfim podem surgir ideias!!!!.


O grande amigo do abacate é o limão pois quando cortado/aberto, o primeiro inicia imediatamente o seu processo de oxidação.....portanto não os separem....sempre abacate+limão..!!!!.....ainda assim, por vezes não conseguimos evitar um ou outro veio mais escuro.


Para 1 taça
Ingredientes:
1 abacate
Q.b. de sumo de limão
1 iogurte grego - usei natural sem açucar
1/2 c. café de açucar baunilhado Suldouro
1/2 c. café de canela moída Suldouro
1 c. chá de sementes de chia
1 c. sobremesa se compota sem açucar - usei caseira
Q.b. de pepitas de cacau com açucar de coco ISWARI

*Hortelã fresca Aromáticas Vivas para decorar

Preparação:
Abra o abacate, retire casca e caroço e regue com algumas gotas de limão - corte e reserve algumas fatias finas para o interior e decoração;
Numa tigela esmague o abacate com um garfo - se preferir triture e reduza a puré;
Adicione o iogurte, a chia, o açucar baunilhado, a canela e envolva;
Prepare a taça, coloque metade do preparado no fundo e cubra com as tiras finas de abacate;
Junte o restante preparado e termine com mais fatias de abacate, a compota e as pepitas de cacau;
*Decore com a hortelã




As pepitas de cacau conferem a esta receita um toque doce/amargo, mas sobretudo um contraste de texturas fantástico, que nos permite desfrutar de um delicioso cacau crocante envolvido numa mousse leve.


Uma das mais saudáveis e melhores sobremesas que comi até hoje.....



Nesta receita usei:





















Agradeço às empresas referidas os excelentes produtos enviados.





Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá......





Fonte: auto-criação