quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aletria Dourada

Este é um post especial e diferente de todos os que tenho no meu/nosso cantinho.
A Ana, a cozinheira do Blog Da Nossa Cozinha, fez-me um convite irrecusável, participar no desafio Amigo Blogger Secreto 2014.
Depois de trocar algumas palavras com a Ana e tirar dúvidas, aceitei de imediato e juntei-me a tantos outros bloggers, que hoje dia 17 de Dezembro enchem a blogosfera de "miminhos" maravilhosos.....uns doces outros não....!!!!!.
Foi um prazer imenso fazer parte deste desafio, na tentativa de "deixar" curiosa e expectante uma pessoa que não conheço e que não me conhece. A curiosidade é algo que me caracteriza e confesso que tenho andado muitoooo mas muitoooo curiosa.....!!!.
Hoje é o dia da NOSSA grande festa......obrigada Ana pelo convite!!!.


Este desafio consistiu em conhecer o Blog que me "saiu" em sorteio (sem contactar a pessoa que está por detrás do Blog), através do seu Cantinho-Blog/ Facebook/ Instagram; idealizar uma receita para presentear o meu Amigo Blogger Secreto; preparar um post para "lançar" hoje, desvendando o "Amigo Blogger Secreto", ou seja dar a conhecer o blog em questão e incluir a receita escolhida e fotos do que confeccionei. 
O blog que me "saiu" em sorteio era desconhecido para mim, contudo foi uma doce e agradável surpresa descobrir o cantinhodosdocesfamalicao, o blog da Marta Oliveira.....um cantinho com miminhos muito doces, que a Marta adora preparar para a família e partilhar com todos nós. Eu já conheço este delicioso cantinho e aconselho a que o visitem e descubram também, basta clicar no link que apresento acima.

Quando vi o nome do Blog da Marta fiquei curiosa e intrigada....."famalicao" (como refere o link), poderia ser muita coisa....um sobrenome, o nome de uma rua, uma "terra"....nada melhor que ver com olhos de ver e ler..!!!. Pois é, a Marta mora na cidade de Famalicão ou melhor, Vila Nova de Famalicão. Curiosamente é uma cidade que não conheço mas ainda este verão estive lá tão perto...Braga, Guimarães, Porto...uma zona linda do nosso país. 
Como já vos disse sou curiosa, curiosidade da boa (muitos risos) e lá fui eu, com a minha "mania" das pesquisas saber algo mais sobre esta cidade que deve ser linda....vou lá logo que puder...!!!....fiquei encantada com o maravilhoso Brasão da cidade que podem ver aqui, composto por diversas torres, três cachos de uvas verdes e três româs abertas, extremamente lindo..,no Concelho, em São Miguel de Ceide viveu Camilo Castelo Branco....!!!. 
A partir daqui fiquei a pensar na forma de presentear a Marta neste dia especial....sendo o seu Blog um cantinho de doces, achei que, fazia todo o sentido presenteá-la com a minha receita de Aletria dourada, uma sobremesa tradicional portuguesa, que se prepara de norte a sul do nosso país, embora com algumas variantes de zona para zona. 
Sendo a aletria doce uma iguaria de eleiçao para a Consoada na maior parte das "mesas portuguesas" e apreciada por muitos, acredito que a Marta e família também apreciem ou que pelo menos experimentem esta minha receita. 




Ingredientes:
150 gr de massa Aletria (também lhe chamo cabelo de anjo)
1 L de leite + 150 ml para desfazer a farinha Custard
75 gr de açúcar amarelo 
75 gr de açucar branco
1 c. sopa rasa de margarina liquida
Casca de 1 limão maduro mas rijo
Casca de 1 laranja madura
1 pau de canela Suldouro
1 c. café rasa de erva doce Suldouro
1 c. chá de açucar baunilhado Suldouro
3 c. sopa rasas de farinha Custard
Q.b. de canela em pó Suldouro 
Q.b. de açucar dourado
Q.b. de romã madura

Preparação:
Num tacho leve ao lume o leite, os açúcares, a casca do limão, a casca da laranja e o pau de canela;
Quando o leite começar a ferver baixe a temperatura, adicione a massa em pedaços e a margarina e mexa;
Deixe cozer aproximadamente 12 minutos - vá mexendo;
Dissolva a farinha Custard nos 150 ml de leite e adicione envolvendo bem;
Junte a erva doce e volte a envolver bem;
Deixe cozinhar em lume brando mais alguns minutos para que a farinha coza e torne a aletria cremosa;
Terminado o tempo retire o pau de canela e as cascas dos citrinos e deite o preparado numa travessa de servir;
Faça uma decoração a gosto com a canela em pó e o açucar dourado;

*Sirva morna ou à temperatura ambiente acompanhada com bagos de romã e/ou uvas.







Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá....


Gosto dos pequenos gestos, das pequenas partilhas da vida, isso faz-me feliz....!!!!.
Nesta época Natalícia os pequenos gestos de amizade e carinho têm ainda mais e melhor sabor.



"A amizade é o mais levantado dos humanos sentimentos."
Camilo Castelo Branco



Votos de um Santo e Feliz Natal para a Marta e família e para todos aqueles que seguem "os passos deste cantinho..."








Fonte: Auto-criação