segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Pão de frutos secos, aveia e amêndoas

 
Adoro fazer pão!
O pão é para mim imprescindível, insubstituível....não dispenso a sua companhia, em especial na refeição mais importante do dia!.
Pensei em partilhar com vocês a minha 1ª experiência de um bom pão, semi-integral, carregado de muitos e deliciosos frutos secos.
Já tinha feito um pão doce com canela, mas este pão é tão, mas tão bom, que se os mais gulosos lhe juntarem açúcar ficará um bolo do melhor.
Um pequeno-almoço, do qual faça parte este pão, é uma nutritiva e saudável refeição que nos permite enfrentar um dia com muita energia.
Sem dúvida que o pão feito em casa é do melhor que há...e ultimamente tenho diversificado imenso nas texturas e sabores dos meus pães, sejam eles feitos na máquina de pão ou de forma tradicional.
Está escuro sim, muito escuro, ....eu sei, abusei da canela porque gosto muito...,faz até lembrar um pão totalmente integral escuro, que se vê à venda nas grandes superfícies....mas desse eu não compro. 
O único senão desta maravilha, é que fica um bocado dispendioso em relação ao pão normal pois a quantidade de frutos secos é significativa.
Para os amantes de frutos secos aqui fica então uma sugestão que vai para além do maravilhoso.



Ingredientes:
100 ml de leite magro
150 ml de iogurte grego com mel
80 ml de mel biológico
50 gr de arandos secos

35 gr de maçã desidratada - usei Amor à Terra
50 gr de tâmaras secas
50 gr de côco seco
70 gr de amêndoas com pele
50 gr de flocos de aveia
150 gr de farinha integral
180 gr de farinha sem fermento
2 c. de chá de canela em pó
2 c. de sopa de sementes de linhaça escura
2 c. de sopa de sementes de papoila
2 c. de sopa de pevides de abóbora
1 c. de chá de sal Rui Simeão Tavira Sal
1c. de chá bem cheia de fermento em pó para bolos
1 saqueta de bicarbonato de sódio
**Usei amêndoa palitada sem pele+aveia+maçã desidratada para decorar


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC;

Forre uma forma de pão ou de bolo inglês com papel vegetal;
Num recipiente misture o leite, o iogurte e o mel;

Pique grosseiramente os frutos e junte aos ingredientes secos;
Junte todos os secos à mistura do leite;
Caso a massa fique muito seca, adicione um pouco de leite;
Deite a mistura na forma e polvilhe com as amêndoas, a aveia e a maçã desidratada;

Leve ao forno durante 45 minutos ou até estar cozido;
Retire do forno, deixe arrefecer e sirva simples, com compota ou queijo fresco;
**Eu congelo sempre o meu pão já fatiado, assim tenho sempre pão caseiro.





 Amor à Terra.....produtos da Arrábida....


Neste delicioso pão utilizei um frasco de maçã desidratada com um toque excelente de canela...






Não esqueçam....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá...






Fonte: Adaptado de https://books.google.pt/books?id=4IM7_7h5rmQC&pg=PA16&lpg=PA16&dq=pão+de+frut