quarta-feira, 25 de março de 2015

Pão de café

Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão, já diz o ditado. Na verdade não consigo estar em casa sem pão,.....saber que não tenho pão deixa-me com uma falta imensa pois é um alimento que consumo a qualquer hora do dia, ou não fosse eu alentejana.
Desde que adquiri a máquina de fazer pão, faço-o semanalmente, recuso-me a comer outro,......tenho pão quando quero... pois a máquina tem a vantagem de que podemos programar a hora de ter o nosso pão quentinho, para além de que faz tudo sozinha. Costumo deixar arrefecer o que não consumo e fatiar, colocando depois em sacos de congelação....e pronto....as fatias saltam do congelador para a torradeira ou tostadeira...sim porque eu como torradas e tostas o ano inteiro.
Trago-vos uma das minhas receitas preferidas, mas gosto sempre de ir adicionando novos ingredientes e variando sabores e aromas, já que a forma essa mantém-se....um rectângulo sempre delicioso.
Ingredientes:
350 ml de água
1 c. de chá de sal - usei Rui Simeão Tavira Sal
2 c. de sopa de azeite - usei bio
2 c. de sopa rasas de mel - usei bio
360 gr de farinha tipo 1050 - farinha de trigo escura
180 gr de farinha de trigo integral
20 gr de farelo de trigo
30 gr de flocos de aveia
2 c. sopa de café solúvel
5,5 gr de fermento seco biológico - usei meia saqueta de 11 gr.

*60 gr de sementes - usei girassol e sésamo (opcional)
MFP
Preparação:
Coloque na cuba da máquina todos os ingredientes pela ordem indicada na lista distribuindo-os de forma igual pela mesma;
O sal nunca deve entrar em contacto com o fermento por isso polvilhe a farinha com o fermento antes de pôr a máquina a funcionar;
Seleccione o programa INTEGRAL para 1 kg de pão e o grau de cozedura - pão de crosta clara, média ou escura;
* Quando ouvir o bip da máquina levante a tampa e junte as sementes - se não ouviu, não se preocupe, adicione as sementes no segundo ciclo de amassar;
A partir deste ciclo a máquina só já vai fazer o pão levedar e cozer.
**Quando terminar o tempo abra a tampa, deixe arrefecer um pouco e retire o pão para uma grelha.
Não vos parece uma maravilha?????......eu confirmo que sim é!!!!!




Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá.....





Fonte: Adaptado do Caderno de receitas SilverCrest da minha MFP