sábado, 11 de abril de 2015

Galette de morango, bolacha e amêndoa

Os morangos são dos frutos mais bonitos e desejados que existem.....,mas também dos mais "frágeis", quando maduros é necessário serem consumidos em pouco tempo.
Este fruto vermelho é apreciado e cultivado em todo o mundo, pois para além de ser delicioso e extremamente apelativo, é de uma versatilidade incrível no mundo da gastronomia. 
Sendo um dos frutos de verão mais apetecidos e dos mais fáceis de plantar e cultivar, são muitos os que criam o seu jardim pessoal, para poderem usufruir de morangos bio. Não é o meu caso, já que disponho de um excelente espaço de lazer mas que é comum a vários moradores.....,sinto-me ainda assim, muito satisfeita por ter as minhas próprias ervas aromáticas. 
Apesar de não poder ter os meus morangos bio, tenho morangos quase a diário, que o meu paizinho carinhosamente me deixa bem cedo na cozinha,....assim posso fazer maravilhas!!. De salientar, que os entendidos referem os morangos, como sendo especialmente saudáveis para as mulheres porque lhes dão uma sensação de tranquilidade e bem-estar, já que ajudam a reduzir o stress.
De uma coisa eu não tenho dúvida, a suculência, a fragrância doce e a cor vermelho profundo destes pequenos frutos, enriquecem o sabor e a aparência de qualquer prato, seja uma refeição salgada, uma sobremesa, um batido, um gelado.....enfim o que a nossa imaginação possa criar.
Ingredientes:
1 base de massa quebrada de compra
500 gr de morangos
50 gr de bolacha Maria triturada - pulverizei na bimby
2 c. de sopa de açúcar mascavado claro
50 gr de amêndoas laminadas - usei com pele
Q.b. de leite para pincelar a massa
Q.b. de açúcar mascavado claro para polvilhar a massa
Açucar em pó para decorar
Hortelã para decorar

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Estender a massa e colocar sobre uma tarteira;
Lavar, secar e cortar ao meio os morangos;
Polvilhar a massa com a bolacha - permite absorver alguns sucos que a fruta "solta" durante a cozedura, evitando que a galette fique empapada;
Distribua os morangos sobre a bolacha e polvilhe com o açúcar mascavado;
Por fim espalhe as amêndoas laminadas;
Dobre o excesso de massa sobre o recheio calcando um pouco;
Pincele a massa com o leite e polvilhe com o açúcar;
Leve ao forno até a galette estar dourada e a fruta fervilhar;
**Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e polvilhe com o açucar em pó.




Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá......





Fonte: Auto-criação