sábado, 25 de abril de 2015

Granola dourada

Há imenso tempo que andava com vontade de fazer granola, tenho visto algumas granolas caseiras tão apelativas, que fiquei com mais vontade ainda. Todas as receitas me parecem fantásticas embora umas sejam mais saudáveis que outras, no que respeita à gordura usada e ao facto de lhes ser ou não adicionado açucar.
Quando tirei o tabuleiro do forno, perguntei-me a mim mesma como foi possível esperar tanto tempo para fazer granola?....sem sombra de dúvida que a granola caseira é milhões de vezes melhor e mais saudável do que qualquer granola industrial que possamos comprar. Decididamente a partir de "agora" farei a minha própria granola, caseirinha, com sementes, frutas secas e grãos ao meu gosto.....!!!!!!.
Dando largas à imaginação, criatividade e motivação do momento, peguei em tudo o que uma granola possa incluir....., a vontade era usar um pouco de tudo o que tinha...mas pronto tive que me conter e selecionar!!!!.
Esta deve ser uma das receitas mais bem cheirosas de granola (digo deve porque nunca cheirei nenhuma outra acabada de sair do forno), a cozinha ficou invadida de um cheirinho maravilhoso....eu diria um cheirinho tropical...e já vão saber porquê quando lerem a receita. Fiquei completamente rendida ao seu sabor, é mais barata, saudável e saborosa..,a maioria, senão todas, as granolas que encontramos nos supermercados estão cheias de açúcar...!!!!. Esta receita fica muito crocante, sem ingredientes artificiais, cheia de cor e sabor, deixei-a bem dourada como eu aprecio.
A granola é ideal para uma refeição matinal saudável, um lanche ou até jantar leve, basta  juntá-la a um iogurte natural ou/e fruta fresca...é do melhor. 
Se nunca fizeram granola em casa aconselho a experimentar, é fácil, rápido, saudável, mais económica e muito versátil. 
Ingredientes:
300 gr de flocos de aveia
100 gr de amêndoa sem pele
80 gr de nozes
100 gr de coco ralado
40 gr de alperces secos cortados em cubos
40 gr de passas de uva
40 gr de arandos secos
25 gr de sementes de abóbora sem sal
25 gr de sementes de girassol sem sal
125 gr de compota de abacaxi, maçã e limão - usei Amor à Terra
80 gr de mel - usei Finos Segredos
20 gr de azeite
1 colher de chá (bem cheia) de canela em pó
1/2 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de sal fino

Preparação:
Ligue o forno a 160ºC.
Numa tigela misture a aveia, o coco, os frutos secos, as passas, os arandos, os alperces, o sal e a canela em pó;
Junte a compota, a baunilha, o azeite e o mel e envolva muito bem;
Coloque num tabuleiro e leve ao forno, mexendo de 10 em 10 minutos, até estar dourada;
Deixe arrefecer completamente e coloque num frasco hermético.
Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá....


Nesta receita usei:
 Produtos Amor à Terra aceda aqui

Produtos Finos Segredos aceda aqui



Grata pelos produtos enviados.