terça-feira, 14 de abril de 2015

Porridge de aveia

Adoro este género de pequenos-almoços, se pudesse preparava-os a diário....mas a verdade é que nem sempre o tempo disponível permite fazê-lo. 
Desde pequena que sou uma fã incondicional de misturas de sabores, texturas, temperaturas dos alimentos...., é que gosto mesmo muito!!!!...os meus pais nunca tiveram problemas com a minha alimentação, sempre comi de tudo a partir da idade em que o podia fazer....e convenhamos que os tempos eram outros...e como se diz aqui no alentejo "o/a gaiato/a já come da mesma panela que a gente...".....!!!!!.
Tento dia-a-dia transmitir esta "cultura" alimentar genuína e saudável às minhas filhas e aos poucos tenho conseguido,....a mais velha mostrou-se sempre mais renitente em provar novos alimentos em contrapartida a mais nova prova de tudo, (leia-se o adequado à idade de 3 anos incompletos)....aquela boquinha prova, saboreia e depois dá então o seu veredito, que obviamente muitas vezes ainda é de reprovação...!!!!.
Esta refeição foi preparada a rigor como eu gosto..., porque tenho direito a isso, a dispender tempo para mim, para o que gosto e que ainda por cima é saudável,....foi partilhada do mesmo prato com a Rafaela, a baby.....e gostou, ui se gostou.....as papas de aveia ficaram algo de extraordinário, suaves, leves, saborosas....que vos dizer mais...????....experimentem esta receita que adaptei aos meus hábitos, gostos e costumes e façam-no com amor e imaginação.... e sejam felizes com tudo o que é simples mas inacreditavelmente bom....!!!!!
Porridge é nem mais nem menos do que uma papa de flocos de aveia cozidos em água, servida com leite frio ou natas e que pode ser acompanhada com doces de fruta.Wikipédia
Para 2 pessoas
Ingredientes:
100 gr de aveia em flocos
360 ml de leite de soja - uso da Alpro (ou outro a gosto)
2 bananas bem maduras sem casca
1 c. de sobremesa de mel - usei mel Finos Segredos
2 c. de chá de baunilha
1 c. de café de canela em pó
Morangos frescos 
Fisális 
Laranja
Frutos secos a gosto - usei amêndoas, avelãs e sementes de abóbora
4 cubos de gengibre desidratado

Preparação:
Num tacho pequeno junte o leite, a aveia e as bananas esmagadas;
Aqueça mexendo sempre em lume médio;
Quando estiver homogéneo, junte a baunilha, a canela e o mel;
Reduza o lume, envolva bem e tape (deixe cozer por uns minutos dependendo do tipo de aveia que usou);
Entretanto prepare a fruta fresca e os frutos secos;
Retire as papas do lume passe para um prato ou tigela de servir, junte os frutos e as sementes e acrescente mais um pouco de mel;
**Se preferir leve ao frio e sirva fresco.
O mel Finos Segredos Gourmet português é uma verdadeira delícia, é um mel natural de néctar, de textura macia, aroma e paladar rico e intenso! É um produto regional de elevada qualidade proveniente da escolha dos melhores méis colhidos em serras da beira litoral.

Não esqueçam.....saboreiem as maravilhas que a vida nos dá....



Saiba mais sobre este e outros produtos: aqui
E siga a Finos Segredos através do: facebook



Boa semana!!!!






Fonte: Adaptado de "receitas leves" José Avillez