segunda-feira, 4 de maio de 2015

Corvina no forno com limão e poejos

Sou fã de peixe assado no forno. Este género de comidinha de conforto remete-me para a infância, quando a minha mãe fazia deliciosos e enormes assados, principalmente aos domingos....., mais de carne do que de peixe, os tempos eram outros e no alentejo a carne tem primazia pela sua excelente qualidade. Confesso que nunca me custou comer, sempre fui uma boa boca, ou uma boquinha santa como se diz "pela planície alentejana". Sempre adorei peixe mas confesso também que o meu preferido eram as pescadinhas de rabo na boca com arroz de tomate,.....áiiiii que iguaria e tão bem que a minha querida mãe preparava estas maravilhas que nos enchiam o palato e o coração.
Afinal de contas um peixinho cái sempre bem, não é?.....para muitos não é certamente mas tudo é uma questão de hábito e de controlar a ingestão de proteinas. 
Faço peixe no forno bastantes vezes no tempo frio, naqueles dias feios que apetece ligar o forno....,mas apesar de estarmos em plena primavera o tempo tem estado chuvoso e os dias ventosos e feios.  Assim, num destes dias fiz esta corvina assado no forno, que muito bem acompanhada fez as delícias da família.
Fica então mais uma sugestão de peixinho no forno, uma receita muito fácil e ótima para o dia a dia, pois permite fazer outras tarefas em casa durante o tempo que o assado está no forno, e é ideal para aqueles dias em que não queremos passar muito tempo na cozinha e estamos com a preguiça em alta.
Ingredientes:
Peixe para assar - usei 1 corvina grande
1 cebola amarela cortadas em gomos
1 cebola roxa cortadas em gomos
1 c. sopa rasa de massa de alho - usei Flor das hortas-Pimensor
Q.b. de pimentão doce - usei Chaparral - Pimensor
1/2 pimento vermelho grande em palitos
1 kg de batatinhas novas com casca cortadas em meias luas
200 gr de castanhas congeladas
Q.b. de poejos frescos
Q.b. de oregãos frescos
Q.b. de tomilho fresco
Q.b. de cebolinho fresco
2 folhas de louro
2 limões médios - 1 deles em rodelas
Q.b. de azeite
Q.b. de sal grosso
Q.b. de pimenta branca
 
Preparação:
Coloque o peixe previamente arranjado num tabuleiro de forno e tempere de sal, massa de alho, limão, pimenta, louro e pimentão doce - reserve para ganhar sabor;
Numa tigela coloque o pimento, as batatas, as cebolas e as castanhas, tempere de sal, pimentão doce, pimenta e um pouco de todas as ervas aromáticas, envolvendo bem com as mãos;
Coloque rodelas de limao nos cortes da corvina de ambos os lados;
Disponha tudo em redor do peixe;
Distribua mais alguns poejos e regue com o azeite;
Tempere com mais algum sal (tendo atenção ao que já colocou) e pimenta e leve ao forno a 160ºC cerca de 30 minutos tapado com papel de alumínio nos primeiros 20 minutos;
Vá regando o peixe com o molho para não secar - junte água se necessário.
Sirva com folhas de poejos frescos por cima do assado o que lhe irá conferir um aroma e paladar mais intensos e deliciosos.
Não esqueçam......saboreiem as maravilhas que a vida nos dá.....





Boa semana!!!!!