domingo, 26 de maio de 2013

Doce de tomate com baunilha e canela

 
O docinho da minha querida Mãe.....!!!!
 
......nenhum que se compare...por muitos que prove e faça....!!!! sem dúvida que o sabor do doce de tomate da minha mãe para mim é inigualável....!!!!
 
 
 
 
 
 
   Os alguidares cheios de tomate maduro que o meu pai trazia do tomatal....." inundavam " a cozinha cheia sempre de comidinhas deliciosas.....".....fazemos doce de tomate e o resto arranja-se para congelar na arca...!!! - dizia ela,.....eu fujia a sete pés não fosse que ainda me tocásse a mim tirar a pele....coisa chata.....e lá ficava a mãe sentada no banco da cozinha com toda a sua calma e perfeição....parecia que estava a criar uma obra de arte, descascando o tomate todo em redor e dando origem a um género de caracol...horas a fio....depois vinha o fogão, tudo feito lentamente, a colher de pau, aquela em especial...a melhor para mexer o doce...!!!!!
 
 
 Hoje resolvi fazer....com o tomate a ficar " passado " tinha mesmo que o aproveitar...não era muito mas sim o quanto baste para casa e para presentear o meu paizinho que tanto gosta destes miminhos.......prova-os todos!!!!
 
 
 
 
 
Ingredientes:
 
Tomate
Açúcar Amarelo / adoçante em pó
Baunilha em pó
Canela em pó



Preparação:

Retira-se a pele e " o olho " central do tomate.
Para pelar o tomate com facilidade coloque durante uns minutos em água bem quente.
Coloca-se o tomate cortado em pedaços no copo da Bimby e junta-se metade do peso deste  em açúcar louro/amarelo ( eu usei metade de adoçante em pó ).
Adiciona-se uma colher rasa de sobremesa de baunilha em pó e uma de canela em pó.
*Programa-se 20 min. vel. colher inversa, temp. 100ºC.
Verifique o ponto de cozedura com alguma frequência.
Seguidamente programei mais 20 min.varoma vel. 2 ( sem o copo medida e com o cesto para não salpicar ) pois o doce ainda estava um pouco líquido.
*No fim programei 15 seg. vel 4 para triturar o doce.
Quem preferir poderá deixar o tomate em pedacinhos.

 
 
 
 

 
 
 
....este doce, o meu preferido...o que me trás memórias de infância daquelas com cheiro e sabor!
 
 
Nada é o que era antes.....tudo muda....umas coisas para melhor e outras para pior, é a vida....!!!
Também o meu doce foi feito de forma totalmente diferente do que fazia a minha mãe, eu fiz na minha ajudante, foi um instantinho e embora incomparável ao de muitos anos atrás.....digo-vos que ficou muito bom, muito guloso!